O Dia Mundial do Tai Chi Chuan e Chi Kung (World Tai Chi & Qigong Day) é um evento realizado anualmente em 60 países, desde 1999, no último sábado do mês de abril para promover as práticas de Tai Chi Chuan e de Chi Kung.
No Rio Grande do Norte, o evento será realizado em Natal no Centro de Treinamento de Artes Marciais da Fundação Marie Jost (das 15h ás 19h) e em Parnamirim na área de lazer da Cohabinal (a partir das 6h), no próximo dia 30. As ações são organizados pela Federação de Kung fu Wushu Kuoshu Tradicional do RN e deverão contar com mais de 300 pessoas em cada unidade participando de aulas gratuitas com duração de 1 hora.
O evento tem como principais objetivos, divulgar pesquisas recentes da área médica sobre os benefícios do Tai Chi Chuan e do Chi Kung para a saúde, além da crescente adoção das práticas corporais da Medicina Tradicional Chinesa em áreas diversas como o ambiente empresarial, a educação ou a reabilitação de usuários de drogas e de apenados; oferecer uma visão global de cooperação para a saúde que ultrapasse as fronteiras geopolíticas, e por fim, promover a saúde e o bem estar das comunidades locais através da pratica do tai chi chuan como terapia alternativa e manutenção da saúde.
História
O movimento de escala mundial teve início oficialmente em 1999. O evento inaugural que inspirou a mobilização aconteceu em 1998 no pátio do Museu de Arte Nelson Atkins, em Kansas City, Missouri (USA), onde o Clube de Tai Chi local realizou uma exibição integrada de aulas abertas de Tai Chi para cerca de 200 pessoas. O telejornal da CNN divulgou o evento, ampliando rapidamente sua repercussão a nível nacional e internacional. No Rio Grande do Norte será o terceiro ano de realização do evento que deverá ocorrer em outros municípios, além de Natal e Parnamirm.
Escrito por: Tarcyla Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário